Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica (obesidade)

Atualmente, a Cirurgia Bariátrica (Cirurgia da Obesidade) é reconhecida como o único tratamento capaz de atingir e manter perda de peso suficiente e sustentável por longo período e é considerada o padrão ouro para o tratamento da Obesidade Mórbida e suas doenças associadas. Além disso a cirurgia é segura e bem tolerada pelos pacientes, desde que bem avaliados e preparados por equipe multidisciplinar e experiente, de preferência em um Centro de Referência. A cirurgia está indicada para todos os pacientes com IMC maior que 35 com doenças associadas ou maior que 40 mesmo sem estas doenças.

A cirurgia contra a obesidade difere de outras cirurgias por ser uma cirurgia comportamental. Assim, a seleção dos pacientes é criteriosa determinando uma exigência bem maior que outras cirurgias. A educação pré e pós-operatório determina o sucesso da cirurgia contra a obesidade.

A cirurgia bariátrica mostrou-se extremamente eficaz em atingir perda de peso e manutenção do peso em longo prazo. A perda do excesso de peso é em torno de 50 a 70% e além disso, leva a remissão completa ou, ao menos, significante melhora da maioria das morbidades relacionadas à obesidade (como o diabetes, hipertensão, problemas com colesterol, triglicérides, apnéia do sono…). Reduz também, o risco de uma morte prematura e evitável, além de melhorar a qualidade e expectativa de vida no pós-operatório.

A cirurgia bariátrica representa uma das ferramentas usadas no controle da obesidade, o acompanhamento multidisciplinar e a mudança dos hábitos de vida são tão ou até mais importantes que o ato cirúrgico. Por isso a nossa equipe busca manter os pacientes em acompanhamento especializado por longo período, pra que os efeitos da cirurgia se mantenham e a melhora da qualidade de vida seja mais expressiva.