Bioimpedância computadorizada

Bioimpedância computadorizada

Bioimpedância Computadorizada

O exame de Bioimpedância foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal.
Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está realmente perdendo gordura, se há perda muscular importante ou se há excesso ou falta de água no corpo. Com base nesse exame, podem-se tomar medidas importantes como aumentar a hidratação, realizar reposição de proteínas ou direcionar exercícios físicos para manutenção de massa muscular. Isso tudo facilita para que as metas sejam mais facilmente atingidas.
A Bioimpedância é um método não invasivo, rápido, com boa sensibilidade, indolor, usado para avaliar a composição corpórea, baseado na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude  e de alta freqüência, que permite mensurar os componentes corporais com alta sensibilidade.
É um exame em que uma corrente elétrica passa pelo corpo através de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito. O exame é totalmente indolor, mas não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo.
Quanto maior é o percentual de gordura, maior é a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo. A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele como a gordura que está entre os órgãos.
O uso da Bioimpedância não se resume apenas ao seguimento de pacientes que estão em processo de perda de peso, mas também é importante na situação contrária, onde o paciente está tentando ganhar peso, pois este ganho de peso deve ser de massa muscular e não de gordura, para isso a bioimpedância é o exame ideal no acompanhamento nestes casos.
A bioimpedancia avalia o percentual de gordura, percentual de massa magra e hidratação, permitindo calcular a faixa ideal de peso para o indivíduo de acordo com o sexo e idade, por isso,outros usos da Bioimpedância são no acompanhamento de crianças com dificuldade no crescimento e em atletas de alto rendimento.